Balanceamento de rodas
O que é balanceamento?
É a colocação de contra-pesos nas regiões mais leves do conjunto roda, pneu e válvula, para que o movimento de rotação não cause vibrações que sejam transmitidas ao volante ou a carroceria do veículo, para isso é preciso a utilização equipamentos de alta tecnologia, que executam automaticamente o cálculo de desbalanceamento externo e interno da roda (estático e dinâmico), indicando com precisão quantos gramas devem ter o contra-peso e onde devem ser colocados.
Balanceamento Estático
Nada mais é do que a distribuição uniforme do peso do conjunto pneu, aro e cubo ao redor de seu eixo, de tal forma que a roda fique em qualquer posição, sem a tendência de girar por si mesma.
Balanceamento dinâmico
Significa que a roda, além de seu balanceamento estático, deve girar concentricamente a qualquer velocidade, mantendo-se sempre em ângulo reto com seu eixo de rotação.
Quando balancear?
Recomenda-se o balanceamento de rodas a cada 10.000 Km rodados, pois à medida que o pneu se desgasta, altera-se o peso do conjunto pneu, roda, válvula, exigindo o ajuste do contrapeso, também é necessário realizar o balanceamento toda vez que o conjunto for desmontado ou após sofrer um forte impacto.
O que faz o desbalanceamento:
· Vibrações na direção;
· Desgaste prematuro dos amortecedores;
· Esforço dos componentes da suspensão;
· Desgaste irregular dos pneus.